.

.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Seção toca Raul! Break on through - The doors

Música lançada no álbum de estréia da banda, gravado em 1966. A canção foi lançada como single em 1967 porém não teve grande sucesso na época.

Como a maior parte das composições de Morrison, a letra fala sobre "atravessar para o outro lado" além de falar também de garotas. Seria essa travessia a passagem entre a vida e a morte?

Morrison tornou-se um mito, um sexy simbol, o poeta do rock. Em julho de 1971, Jim Morrison foi encontrado morto por sua namorada, em um hotel em Paris. Como suas poesias e suas letras cheias de mistério, a morte do cantor também deixou muitas perguntas, que até hoje não foram esclarecidas, e provavelmente será para sempre um mistério.

Um ponto a ser destacado é que já em 1966, Morrison e Manzarek desenvolveram um vídeo promocional para o single, o que podemos considerar um avanço no que diz respeito aos vídeos musicais.

A banda ganhou maior repercusão na época após tocar ao vivo no programa do famoso apresentador Ed Sullivan. Apresentar-se no programa "The Ed Sullivan Show" era um grande passo rumo ao sucesso devido a grande audiência do programa, responsável também por impulsionar a carreira de artistas como Elvis Presley, Beatles, Jerry Lewis, Johnny Cash, Bill Haley, enfim, todos os artistas bem sucedidos em décadas.

Fato curioso é que para tocar "light of fire" ao vivo, a banda foi obrigada a trocar a frase "girl we couldn't get much higher" que era imprópria para o programa. Porém na apresentação, Jim Morrison cantou o refrão original. A banda foi então informada que nunca mais poderia se apresentar no programa além de após esse epsódio, que não pode ser editado pois o programa era ao vivo, resultar no fim do programa do apresentador.

Break on through traz o vocal nostálgico de Morrison e o ritmo que marcou a banda, além de Manzarek fazendo as linhas de piano e baixo (uma vez que tocavam sem um baixista ao vivo) e Krieger como guitarrista.



Por Diogo Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas

free counters