.

.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Seção toca Raul! Rock around the clock - Bill Haley

Bill Haley foi um dos primeiros brancos a implacar no ritmo que surgiu na década de 50.

Já em 1953 o cantor fazia sucesso com músicas como "Crazy Man Crazy" e "Rock the joint" mas com certeza foi com "rock around the clock" que ele ficaria conhecido como responsável pelo primeiro grande hit popular do jovem rock and roll.

A música foi gravada por Bill Haley and the comets em abril de 1954 e estourou graças a participação na trilha sonora do filme "Sementes da violência" (Blackboard Jungle), consolidando uma geração movida a rock and roll.

Em 1955 a música, devido ao grande sucesso após o filme, foi lançada como single pela gravadora Decca, chegando assim a todas as partes do mundo.

No ano seguinte outro filme foi lançado com rock around the clock como parte da trilha sonora. Ao balanço das horas (Rock around the clock) conta a história de um produtor e um músico que, após algums insucessos, se deparam com um ritmo novo. É a história dos primórdios do rock and roll.

Estima-se que o "rock around the clock" teve a maior vendagem da história dos singles de rock com 25 milhões de cópias. Esse sucesso influenciou o que se viu desde então no gênero. Artistas como Elvis Presley, Little Richards e Chuck Berry, surgiram nos anos seguintes continuando o legado de "Rock around the clock".

A música em si fala sobre uma festa de regada a rock que acontece conforme as horas passam, convidando as pessoas a dançar e se divertir.

O ritmo da bateria e a linha de baixo mostram bem a origem do rock and roll. Clean guitars e metais completam o instrumental enquanto o vocal segue o ritmo com frases bem marcadas.

Apesar do sucesso de suas músicas, Bill Haley, devido ao seu porte físico e sua idade (ele era gordinho, baixinho e tinha 30 anos quando passou a fazer sucesso) acabou passando o posto de símbolo do rock para Elvis Presley, que posteriormente se consagraria o Rei do Rock.

Um comentário:

Víctor Hugo disse...

Me va a venir muy bien pasarme por este blog de Rock clásico. Os seguiré por aquí. Saludos:)

Postar um comentário

Visitas

free counters